O PAPEL DO DIRIGENTE SINDICAL
Nos grupos (equipe esportiva, um sindicato, comissão de moradores, comunidade de base) é necessário diferenciar tarefas e responsabilidades para evitar que todos façam as mesmas coisas. Assim, os grupos podem ser mais eficientes no seu funcionamento e utilizar melhor as diferentes capacidades pessoais. Uma dessas tarefas é a de ser dirigente.
Ser dirigente significa orientar, dirigir uma organização. O dirigente deve conduzir as atitudes da sua organização, ordenar e organizar o seu funcionamento e representar o grupo diante de outros (por exemplo autoridades ou outras organizações).
Como se pode ver, o dirigente tem mais responsabilidades na organização do que o restante de seus membros.
A pessoas que é eleita para dirigir o grupo, geralmente possui um conjunto de qualidades e capacidades que a torna apta a ser um bom dirigente. Igualmente, essa pessoa precisa ter desejo e vontade de desempenhar um papel de maior responsabilidade, o qual por vezes; requer sacrifícios.
Portanto, ser dirigente não é tarefa fácil. Ao se colocar à frente do grupo se está mais exposto à crítica e se corre riscos de diversos tipos. Por outro lado, se tem importantes gratificações, como a de se sentir que se está dando o melhor de si, a serviço do grupo e do movimento popular.
2. O QUE É NECESSÁRIO PARA SER DIRIGENTE
Acreditamos ser importante que os dirigentes tenham certas condições que os tornem mais aptos a exercer o seu trabalho. Entre essas condições, destacamos as seguintes:
· Serem escolhidos por sua organização
· Serem representativos, ou seja, que saibam interpretar os membros do grupo
· Ter vocação para estar à serviço da organização, ou seja, que o dirigente esteja à serviço do grupo e não o grupo à seu serviço
· Ser democrático no exercício de seu cargo, não impor seus pontos de vista e não deixar de cumprir as decisões tomadas pela organização.
Muitas vezes se confunde ser dirigente com ser líder. Pra ser dirigente não tem necessariamente que ser líder. A liderança está ligada a uma qualidade pessoal; relativamente excepcional: o carisma, a capacidade de ser especialmente atraente e influente sobre as pessoas. Os líderes não pertencem necessariamente às organizações e frequentemente, surgem de maneira espontânea durante certas situações (por exemplo, quando há uma emergência e ninguém sabe o que fazer, ou em festas, etc)
3. QUATRO CONTRIBUIÇÕES IMPORTANTES DOS DIRIGENTES
Além da contribuição que dão no dia-a-dia das suas organizações, os dirigentes cumprem um papel fundamental para o movimento popular em seu conjunto. Talvez as contribuições mais importantes por eles desenvolvidas são as de promover a participação, organizar, mobilizar e educar.
a) O dirigente e a participação
As organizações populares são muito importantes para enfrentar os múltiplos problemas dos trabalhadores. Nelas, se luta pelos direitos, se realizam atividades solidárias e de substância.
O dirigente deve facilitar a democracia e a participação no grupo. Nisto tem um importante papel a cumprir. Algumas das habilidades que podem ajudá-lo a promover a participação são: facilitar a comunicação entre seus integrantes e tomar decisões coletivamente.
b) O dirigente como organizador
A única forma pela qual os setores populares podem melhorar suas condições de vida é organizando-se. Pouco podem esperar os trabalhadores que não provenha de si mesmos e de sua ação. A organização permite unir as capacidades e vontades de diferentes pessoas que tem interesses comuns. Para que existam organizações, a contribuição do dirigente é vital.
Às vezes a contribuição dos dirigentes consiste em criar organizações. Tratam-se de bons “construtores” de grupos, que sabem detectar o que interessa as pessoas de certo setor e buscam formas eficientes para organizar-se. Assim, os dirigentes contribuem para o fortalecimento dos setores populares.
Outras vezes, conseguindo fazê-las funcionar melhor, incorporam mais gente e fazem com que seus membros se desenvolvam através das atividades que realizam. Tratam-se de bons “organizadores” que sabem enfrentar adequadamente os conflitos, que ajudam a conseguir a unidade entre os membros do grupo, que criam uma mística em torno das ações conjuntas e que tornam eficiente a prática da organização.
c) O Dirigente Como Mobilizador
Os dirigentes contribuem também na mobilização, ajudando a buscar caminhos para solucionar problemas diversos, tais como, saúde, alimentação, trabalho, justiça, que afetam os setores populares. É impossível pensar que esses problemas sejam resolvidos sem mobilização, ou seja, sem que as organizações e o povo lutem e reclamem por seus direitos.
Muitos dirigentes são bons mobilizadores porque sabem estimular a participação das pessoas. Isto se deve ao fato de terem sensibilidade para captar a disposição de atuar das pessoas e o conhecimento dos seus problemas. Trata-se de dirigentes que inspiram confiança e credibilidade na medida em que as pessoas sabem que não estão sendo manipuladas ou enganadas e que as ações que realizam conduzem a soluções, ainda que parciais, de seus problemas.
Os dirigentes também devem saber negociar. Muitas vezes as mobilizações populares terminam em uma negociação com as autoridades pertinentes. Nestas situações, um dirigente deve saber resguardar sempre os interesses de seu representantes, de modo que a mobilização signifique um avanço para a organização e não um retrocesso.
d) Os dirigentes como educadores
É necessário que os dirigentes tenham também uma atitude educadora. Educar, em um sentido amplo, significa transformar, mudar a realidade. Quando uma pessoa tem acesso à educação, ela cresce, conhece novas coisas e olha a realidade de uma maneira mais crítica. Por isso, é necessário que os dirigentes promovam atividades educativas.
O dirigente não educa somente quando promove a capacitação de sua organização em um determinado tema, mas também o faz com seu exemplo. Com efeito, o testemunho de vida de alguns dirigentes educou e formou muitas pessoas.
De igual maneira, um dirigente educa quando cria opiniões em torno de diferentes aspectos da realidade local e nacional, porque ajuda as pessoas a terem uma atitude crítica.
Em resumo, a contribuição dos dirigentes aponta na direção de promover a organização e a participação dos setores populares, e sobretudo, a incentivar sua mobilização na busca de solução para seus problemas básicos. Junto com isso, o dirigente pode contribuir promovendo a educação popular, para ter um conhecimento mais crítico e ter mais elementos para transformar a realidade.
Apesar de cada dirigente dar sua contribuição em um nível local, regional ou nacional, a contribuição de todos é importante no avanço da construção de uma sociedade mais justa e democrática.
4. CAPACIDADES QUE DEVE TER UM DIRIGENTE.
Talvez a função mais importante dos dirigentes seja a de recolher os interesses, anseios e esperanças de seu povo e transformá-los em organização e mobilização capazes de responder a essas inquietudes. Um dirigente não somente tem que ter a sensibilidade para saber o que o povo quer e necessita, mas também, deve ser capaz de ativar e empolgar os trabalhadores e perceber até onde estão dispostos a atuar.
Queremos assinalar aqui algumas capacidades que o dirigente deve possuir para contribuir positivamente na ação organizativa:
a) Ter a confiança de seus representados
Não basta que um dirigente tenha consciência das injustiças que sofrem os trabalhadores e da necessidade de mudar esta situação. Tampouco é suficiente que os dirigentes sejam decididos e valentes. Para mobilizar o sindicato de qualquer organização é muito importante que os dirigentes estejam muito próximos de suas bases, que sejam legítimos e confiáveis, sendo para isso fundamental a honestidade e o compromisso comas pessoas que representam.
b) Ter informação sobre a realidade
Junto com essa capacidade de interpretar o povo, o dirigente deveria ter um grande conhecimento sobre a realidade em que está inserido. Não é suficiente saber que existem problemas de suma gravidade como o desemprego, a fome ou a falta de moradia. É necessário que domine informação precisa sobre estes problemas, tanto a nível de seu local de trabalho, da comunidade, como do conjunto do país.
Dominar informações supõe, ao menos, dois trabalhos bastante complexos: saber onde buscá-la e como obtê-la; e ser capaz de interpretar tal informação de modo crítico. Este conhecimento mais exato da realidade é muito importante para poder levar suas reinvidicações de maneira mais fundamentada.
Complementando, é necessário que os dirigentes tenham conhecimento do tipo jurídico (leis) que possam ajudar-lhes a levar suas reinvidicações com maior embasamento e possibilidades de obter respostas adequadas.
c) Ter clareza com relação aos objetivos
A ação sindical deve perseguir objetivos determinados. Qualquer ação que se programe deve ter alguma saída que permita o crescimento e aprendizagem do grupo e não a sua desarticulação, como acontece em muitos casos. Por isso, é conveniente não propor-se apenas um objetivo. Também é importante valorizar outros tipos de resultados, como o fortalecimento da organização, o crescimento das pessoas e a articulação a ser alcançada com outros grupos.
d) Saber enfrentar as autoridades
No caso da ação reinvidicatória é indispensável que o dirigente seja capaz de atuar com autoridade: deve defender os interesses dos trabalhadores diante das autoridades e negociar quando for necessário.
Negociar significa chegar a algum acordo que seja favorável, neste caso, para os trabalhadores. Uma negociação requer que os dirigentes tenham posição clara, dominem diversas alternativas e disponham de informações precisas sobre a questão em pauta. Evidentemente , uma negociação implica em concessões de ambas as partes. O importante é que um dirigente tenha bem claro em que aspectos não pode ceder e que isso tenha sido previamente discutido e decidido com suas bases. Na medida em que os trabalhadores estão mobilizados e dispostos a atuar, a negociação será mais favorável para eles. Pode haver momentos que, em virtude do baixo nível de mobilização e organização não seja conveniente negociar. Vale lembrar que, historicamente os trabalhadores e o povo em geral, só seguiram resultados mais vantajosos nas negociações, graças à sua capacidade de luta e organização.
e) Promover a articulação das organizações populares
Um dos aspectos fundamentais da ação do movimento popular é a articulação das diversas organizações. Aqui, a contribuição dos dirigentes é fundamental. Trata-se de encontrar os pontos de convergência, mesmo quando existem diversidade de interesses, de estilos e de pensamentos. Trata-se de encontrar os pontos de unidade de dêem mais força as reinvidicações, a organização e, portanto, maior poder de pressão.
Em resumo, uma função importante dos dirigentes é recolher os interesses e esperanças do povo e transformá-los em mobilização e organização para obter respostas as suas múltiplas necessidades. Para isto o dirigente deverá:
· Ter a confiança de suas bases e está junto com elas
· Ter informação precisa sobre os problemas dos trabalhadores
· Programas ações com objetivos claros e possíveis de serem alcançados
· Ser capaz de enfrentar as autoridades sabendo negociar com elas, mas defendendo os interesses dos trabalhadores
· Promover a articulação das organizações populares buscando pontos comuns.
5. O DIRIGENTE E A FORMAÇÃO
Como já se afirmou, para transformar a situação da opressão em que vivem os setores populares, também é necessária a educação. Ter um melhor conhecimento da realidade e refletir sobre nossas ações, nos dá melhores ferramentas para compreender a realidade e sobre tudo para transformá-la.
Através da formação, os membros de um grupo melhoram sua capacidade de expressão, começam a ter uma posição frente à realidade, tornam-se mais desenvoltos e participativos.
Por isso, os dirigentes devem preocupar-se também em incentivar a educação dentro da organização e criar condições para o crescimento e desenvolvimento pessoal de seus membros.
Não se trata somente de organizar atividades educativas, mas também é importante uma atitude educativa por parte do dirigente. Uma atitude que valorize os aspectos positivos de cada pessoa procurando fazê-la avançar ainda mais, a partir de seus interesses e capacidades.
Outros elementos que caracterizam a atitude de um educador são:
a) Promover O Saber
Isto significa desenvolver uma habilidade para socializar conhecimentos, para investigar a realidade, para despertar o interesse e a curiosidade do conhecimento, de tal modo, que o grupo vá crescendo e, ao mesmo tempo, enriquecendo os objetivos que mantém viva a organização.
O dirigente deve estar atento às necessidades de formação dos integrantes de sua organização. Para isto devem planejar atividades educativas, tendo em vista os objetivos que se quer alcançar com esta atividade, as pessoas que serão convidadas a participar dela, os recursos humanos e materiais que serão necessários, etc.
b) Enfrentar educativamente os conflitos do grupo
O dirigente deve facilitar que os problemas se expressem abertamente e que o grupo, como coletivo, encontre soluções. Nem sempre se conseguirá chegar a visões totalmente comuns, mas é importante poder explicitar os pontos de concordância e seguir avançando, assumindo que haverá de se conviver com algumas diferenças.
O dirigente, em todo caso, pode ajudar os membros do grupo a diferenciarem o que é secundário do que é central num problema e concentrar esforços para solucionar o mais importante.
c) Demonstrar uma atitude aberta e crítica
O dirigente deve estar disposto a entrar em uma relação democrática e de diálogo: escuta e facilita a expressão. Escutar não é só permitir que os demais falem mais é saber animar com palavras e gestos, é fazer perguntas, etc.
Ter uma atitude aberta significa também, reconhecer que frente a um problema determinado, há muitas respostas possíveis, muitos caminhos válidos e muitos pontos de vista. Por isso, o dirigente deve apresentar diversas alternativas e alimentar com informações, a mais completa possível, que permita ao grupo e formando seu próprio ponto de vista.
Deste modo, ser incentivará entre os membros do grupo, um espírito crítico e de iniciativa.
Para realizar uma atividade educativa nem sempre é necessária a presença de um especialista. Também se pode recorrer a membros do grupo ou a pessoas do setor que tenham experiências e conhecimentos sobre o tema.
Também deve-se cuidar da utilização de técnicas e materiais educativos que tornem possível a participação ativa do grupo.
Além disso, se pode recorrer, em caso de necessidade, a pessoas e instituições locais que tenham experiência neste tipo de atividade.
Em resumo, a educação serve aos setores populares para ter uma maiôs conhecimento da realidade e poder transformar a situação de opressão em que estes vivem.
Através da formação, os membros de uma organização melhoram sua capacidade de expressão começam a ter opiniões frente a realidade e se tornem mais participativos.
Por isto os dirigentes devem preocupar-se em incentivar a educação na sua organização e, sobretudo, devem ter uma atitude educativa que ajude a fazer crescer as pessoas.
Algumas atitudes educativas são:
· Promover o saber, o interesse por conhecer
· Enfrentar educativamente os conflitos do grupo
· Demonstrar uma atitude aberta e crítica.
6. PAPEL DO DIRIGENTE
O dirigente pode, em grande medida, contribuir para que as organizações funcionem eficientemente. De início deverão ter a capacidade para ir recolhendo os anseios e habilidades dos membros da sua organização e transformá-los em ações concretas e possíveis de serem realizadas. O dirigente terá que ir preparando ações e formas de organizar-se que permitam à sua organização cumprir as metas propostas anteriormente.
Há pelo menos dois fatores de grande importância para a organização e eficiência de um grupo: o planejamento das atividades e a avaliação do trabalho.
a) O planejamento das atividades
Planejar é pensar agora o que se vai fazer depois. Isto significa, programar dentro do tempo, as atividades de uma pessoa ou de um grupo, deixando claro o que se vai fazer, por que se fará, em que momento e com que recursos.
Planejar as atividades de uma organização tem várias vantagens. Uma delas, é que obriga o grupo a pensar porque serão realizadas determinadas ações e como estas se relacionam com seus objetivos. Isto ajuda a não cair no “ativismo” que é, justamente, realizar uma atividade atrás da outra, sem nenhuma coerência entre elas e sem saber em que direção estão apontando.
Outra vantagem do planejamento é que ele permite prever os resultados que se quer obter com uma atividade determinada, o que permite avaliar com maior facilidade.
Também ajuda a organização a realizar suas atividades de modo mais ordenado e a saber, de antemão, que recursos se necessitará e onde se pode consegui-lo
O planejamento permite prever alguns obstáculos, aqueles que aparecem na execução de uma atividade, o que nos permite tomar medidas para retificá-la e melhorá-la.
Uma boa maneira de planejar, no caso das organizações, consiste em elaborar planos e programas de trabalho onde apareçam as diferentes atividades que se pretende realizar durante um período de tempo.
Agora vejamos, quem deve realizar esse planejamento?
Se queremos que a organização seja participativa, todo o grupo deve ser chamado a dar idéias e opiniões. Mas caberá ao dirigente, apresentar as proposições a serem discutidas e colocar no papel o planejamento resultantes da diferentes contribuições do grupo. Ainda assim, deverá ir introduzindo momentos de avaliação durante a execução das atividades e após a sua realização.
Há certas perguntas importantes de se fazer ao realizar um planejamento:
Qual é o problema?
Qualquer atividade se realiza para enfrentar algum problema. Têm causas que lhes dão origem. Antes de planejar uma atividade determinada será necessário perguntar-se a que problema se pretende responder e refletir sobre suas causas. Isto é o diagnóstico.
O que queremos alcançar?
Já dissemos que as atividades buscam dar soluções a problemas. Mas seguramente não poderão resolvê-los completamente; por isto é necessário que nas atividades se tenha claro o que se pretendem alcançar, ou seja, seus objetivos.
O que devemos fazer para alcançar os objetivos?
Para se alcançar os objetivos, deve-se realizar atividades. Podem haver diversos tipos de atividades para se alcançar um mesmo objetivo. O importante é escolher aquelas que o grupo possa realmente assumir. Ou seja, que tenha capacidade, recursos e entusiasmo para levá-las até o fim.
Como vamos realizar as atividades?
Uma vez definidas as atividades, haverá que distinguir quais são as tarefas que se deve realizar. Para cada tarefa, o grupo deverá definir pessoas e comissões encarregadas de cumpri-la. A distribuição das tarefas é um aspectos importante da ação do dirigente e que ele precisa saber fazer. Impor quem deve realizar as tarefas não se sentem comprometidas a realizá-las. O mais adequado é que as tarefas sejam assumidas voluntariamente pelos membros do grupo de acordo com seu interesse, ou quem o dirigente sugira responsáveis pelas tarefas de acordo com suas habilidades.
Ao distribuírem-se as tarefas, o grupo deverá fixar prazos para a realização de cada uma delas. Nem todas as tarefas requerem o mesmo tempo e os membros do grupo devem ter isso em conta ao assumirem a responsabilidade por elas.
Planificar o tempo tem grande importância para que não ocorram atrasos, para que as pessoas não se sobrecarreguem de tarefas que depois não poderão ser cumpridas e para que se possa ter um certo ordenamento das tarefas.
O que necessitamos para realizar a atividade?
Qualquer atividade que se faça, demanda certos recursos. Às vezes serão necessários somente recursos humanos, ou sela, pessoas dispostas a trabalhar. Mas quando se trata de atividades de maior envergadura, serão necessários também recursos materiais e inclusive dinheiro.
Os recursos são fundamentais em qualquer planejamento porque definem o que é e o que não é possível realizar. Muitas vezes ocorre o fato de que por não se pensar na questão dos recursos, a realização de uma atividade fica comprometida no meio do caminho, produzindo frustração no grupo.
Um aspecto muito importante é ver como conseguir os recursos. Nem sempre há a necessidade de buscá-los fora do grupo. Também é possível encontrá-los dentro do próprio grupo ou criá-los de forma coletiva. Por exemplo, é bastante freqüente que as organizações façam rifas para obter algum recurso.
b) A avaliação
Avaliar significa rever a prática da organização e verificar seus avanços com relação aos objetivos formulados.
A avaliação poderá realizar-se, desde que a atividade ou o plano de trabalho já tenham sido executados. Isto será útil porque nos permitirá analisar até que ponto foram cumpridas as dificuldades encontradas e quais foram os acertos e erros. Neste tipo de avaliação será conveniente que participem todas aquelas pessoas que levaram adiante a atividade, incluindo outras pessoas que de alguma forma tenham se beneficiado com tal iniciativa.
Mas não devemos avaliar as atividades somente quando já se realizaram: também é necessário avaliá-las ao longo de suas execuções para que se possa introduzir mudanças e corrigir, em tempo, os erros que vão sendo cometidos.
Ao avaliar uma atividade ou um plano de trabalho é conveniente fazer-se algumas perguntas que possam guiar o processo de avaliação:
· Foram cumpridos os objetivos propostos?
Ø Que dificuldades (pessoais, do grupo ou da população) se encontraram para alcançar os objetivos?
Ø Que aspectos contribuíram para que fossem atingidos os objetivos?
· Foram cumpridos outros objetivos?
Ø As atividades tiveram outros resultados positivos ou negativos não esperados?
· Como se organizou o grupo para realizar a atividade?
Ø O grupo todo participou da execução das tarefas? Os responsáveis cumpriram com suas tarefas? Foram cumpridos os prazos estabelecidos?
· Como se utilizaram os recursos?
Ø Faltaram recursos? Se esbanjaram recursos? Se buscaram os recursos próprios do grupo?
· Quais foram os custos?
Ø Valeu a pena realizar a atividade?
Na organização, não é suficiente avaliar somente as atividades. Podem ocorrer problemas de funcionamento ou de relacionamento pessoal no grupo, que se não são enfrentados no momento adequado, podem converter-se em conflitos difíceis de serem resolvidos. Por isso, a avaliação permanente da organização é uma tarefa necessária, sendo que cabe ao dirigente tornar-se seu principal estimulador. A avaliação, assim entendida, pode converter-se em uma importância ferramenta para a eficiência e em um espaço de participação para todos os membros do grupo.
Existem distintas formas de avaliar em uma organização:
· Pode fazer-se individualmente, preenchendo uma pauta de perguntas.
· Pode-se fazer uma avaliação grupal, em que se respondam perguntas em pequenos grupos,
· Outra modalidade consiste em se fazer entrevistas individuais ou em pequenos grupos; isto ajuda a resgatar a opinião dos participantes com mais profundidade.
Outra forma de avaliar, que pode ser de grande utilidade nas organizações, é a auto-avaliação, isto quer dizer que cada membro do grupo avalia a si mesmo com relação à sua participação nas tarefas da organização. A auto-avaliação supõe ter uma grande capacidade autocrítica, saber reconhecer suas contribuições e erros. Isto não é nada fácil, pois exige que opinemos sobre nós mesmos.
Por exemplo, é muito comum encontrar-se atitudes defensivas, em que as pessoas são incapazes de reconhecer seus erros, e acham que tudo que fazem está muito bem. Mas também, por vezes, ocorre a atitude contrária, que acentua todos os aspectos negativos, culpando-se por eles, sem reconhecer as contribuições positivas que foram dadas ao grupo.
É preciso entender a auto-avaliação como um dos componentes da avaliação, que traz informação específica sobre os participantes do grupo: o que aprenderam, que obstáculos encontraram e em que falharam. Esta informação, de caráter mais pessoal, é muito importante para avaliar os resultados da atividade.
Em resumo, o dirigente tem grande importância para que a organização funcione de maneira eficiente. Seu papel será de ir propondo atividades e formas de organizar-se que permitam ao grupo cumprir suas metas. Pra isso, é necessário planejar e avaliar aquilo que se faz. Planejar é pensar antes o que se vai fazer em seguida. O planejamento pode realizar-se respondendo a certas perguntas: qual é o problema que se quer enfrentar? O que se quer alcançar? Como se vai realizar? O que é necessário para fazê-lo?
Avaliar significa rever as atividades que a organização realiza e analisar se foram cumpridos os objetivos inicialmente propostos, se se alcançaram outros objetivos que não haviam sido previstos e quais foram as dificuldades, os acertos e os erros.
Tomado de:
PIIE: programa interdisciplinario de investigaciones em educacion
CIDE: centro de investigacion y desarrollo de la educacion
(algumas partes do documento foram modificadas levemente, para adaptá-las a nossa situação) – Equipe alforja