Quem sou eu

Minha foto
Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, pelo contrário, o seu ser social é que determina a sua consciência.” *Kal Marx “os comunistas nunca devem perder de vista a unidade da organização sindical. (Isto porque) a única fonte de força dos escravos assalariados de nossa civilização, oprimidos, subjugados e abatidos pelo trabalho, é a sua união, sua organização e solidariedade” *Lenin

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Contracs realizou III Encontro Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador


Evento teve como objetivo consolidar a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador da Confederação.

Foto Ruy Freitas 


Foto Ruy Freitas 
Nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2016, a Confederação Nacional dos trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT) realizou o III Encontro Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador sob o lema “Consolidando a Política Nacional de saúde e segurança do trabalhador”, em Natal/RN. Estiveram reunidos dirigentes sindicais de 44 entidades de todo o país com objetivo de debater e avançar sobre os aspectos da saúde do trabalhador do ramo e propor ações conjuntas com a Contracs.

O III Encontro teve início na noite 18 de maio de 2016 e a mesa de abertura contou com a presença do presidente da Contracs Alci Matos Araujo, do Secretário de Saúde e Segurança do Trabalhador Domingos Braga Mota, da presidente da CUT/RN Eliane Bandeira, do coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador Nacional (CIST) Geordeci Menezes de Souza, da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Natal/RN Geolípia Jacinto da Silva, do Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região Francisco José Gomes da Silva, do presidente da FETRACOM/PBRN João de Deus, do presidente da FETRACE e coordenador da Regional Nordeste da Contracs Elizeu Rodrigues e do presidente da FETRACS/RN e secretário de formação da Contracs Olinto Teonácio Neto.

Foto: Camila Crespo
Para Alci, o encontro expressa e representa o sentimento da Confederação na defesa de melhores condições de trabalho e na qualidade de vida dos trabalhadores/as. Para o secretário de Saúde e Segurança do Trabalhador da Contracs, Domingos Braga Mota, o tema saúde do trabalhador é central e o Encontro possibilita consolidar a política nacional de saúde do trabalhador da Confederação bem como o lançamento da Cartilha sobre Assédio Moral, que é um valioso instrumento para as entidades sindicais atuarem contra essa chaga que assola os locais de trabalho.

Logo após a mesa de abertura, ocorreu a conferência sobre o assédio moral, com a Profª Doutora Petilda Serva Vazquez e o lançamento da Cartilha sobre a temática. A conferencista Petilda Vazquez fez uma reconstituição histórica do processo civilizatório no Brasil para percebermos os significantes constitutivos da nossa subjetividade, valores e culturas, marcados pelo racismo que estruturou todos os preconceitos, desqualificações e desigualdades em nossa sociedade e contribuiu para a fixação do capitalismo flexível, competente e produtivo. Para Petilda, o assédio moral no trabalho faz parte da lógica da organização do processo de trabalho e independe de chefia ou não.

Debates
Foto Ruy Freitas 
No dia 19, a primeira mesa de debate abordou a intensificação do trabalho e suas repercussões para com a saúde dos trabalhadores/as do comércio e serviços e teve como palestrantes o Profº e pesquisador da UNESP – Marília/SP Giovanni Alves e a técnica e pesquisadora da Fundacentro/MTE Cristiane Queiroz.

Foto: Camila Crespo
Na segunda mesa, o tema em debate foi os aspectos jurídicos da saúde do trabalhador com a participação do desembargador do TRT da 7ª Região Francisco José Gomes da Silva, o coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador Nacional (CIST) Geordeci Menezes de Souza e Paula Araujo do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Rio Grande Do Norte.

Prática de ação sindical – Ato no Habib’s
 
Foto: Ruy Freitas 
Após as mesas de debate, os participantes do Encontro caminharam até o Habib’s mais próximo e realizaram uma ação sindical de denúncia sobre as condições de trabalho e adoecimento dos trabalhadores.  (Leia mais sobre o ato aqui)

Trabalho em grupo
No dia 20, os participantes foram divididos em grupos para identificar os problemas junto às categorias e propor ações nacionais e locais junto a Confederação.


Após os trabalhos em grupo, foi eleito um novo Coletivo Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador da Confederação.
Foto: Camila Crespo


Região Sul
Adalto Galvão Paes Neto - Sindicato dos Instrutores de Santa Catarina – Titular;
Sabrina Suterio Pavani – SEMAPI de Porto Alegre/RS – Suplente.
Região Sudeste
Eduardo Pires – SEAAC de São José dos Campos/SP – Titular;
Juliana Souza – SINTRACOM de Frutal/MG – Suplente:
Região Centro Oeste
Jadiel de Araujo Santos – SINTRAMACON de Brasília/DF – Titular;
Pedro Viana Neris – SINDCLUBES de Brasília/DF – Suplente.
Região Nordeste
Nislene da Silva Alves – SINECOM de João Pessoa/PB – Titular;
Artur José Lima da Costa – SINDSUPER de Natal/RN;
José Cardoso Mendes – FETRACE – Titular;
Alessandra Fernanda da Silva Rufino – SEC de Pedreiras/MA – Suplente.
Região Norte 
Adenildo Lopes da Cruz – SINDSEC Alimentos de Macapá/AP – Titular;
Joseane de Oliveira Gomes – SINDSEC Alimentos de Macapá/AP – Suplente.

Ao final do encontro os participantes avaliaram como positivo o evento e de extrema relevância para as entidades sindicais atuarem de maneira qualificada sua ação em saúde do trabalhador em suas bases.



 




TV Fetracs/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Março das Mulheres | Conheça a verdadeira história do 8 de março

  O 8 de março a LUTA das mulheres como identidade de classe e muitos sentimentos de pertencimento. Como afirma que a origem da data foi pro...